sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ejaculação feminina

Ejaculação feminina não precisa ser motivo de preocupação

O líquido também não tem relação com a lubrificação vaginal

O orgasmo feminino é cercado de mistérios. Um deles está em dizer que as mulheres que ejaculam sentem mais prazer. Mas também mulheres ejaculam? Sim. A ejaculação é consequência: algumas mulheres, quando têm um orgasmo muito intenso, podem ejacular. Entretanto, as mulheres que não expelem o líquido pela uretra não sentem necessariamente menos prazer do que as que ejaculam.

"Ao ser estimulada sexualmente, as glândulas de Skene, podem ser forçadas pelas contrações musculares da vagina, que pode expelir pela uretra um líquido viscoso, assemelhando-se ao líquido expelido pela próstata masculina", explica a ginecologista Carolina Ambrogini, da Unifesp.

O líquido ejaculado também não tem relação com a lubrificação vaginal, uma vez que esta acontece antes do orgasmo e é produzida pelas glândulas de Bartholin, enquanto a ejaculação acontece no clímax do ato sexual e seu líquido é liberado através do canal da uretra.

Ejaculação - Foto: Getty Images

A lubrificação vaginal é a produção de um líquido viscoso na vulva, que reduz o atrito durante a penetração. "A lubrificação vaginal é uma das primeiras respostas à excitação sexual na mulher. Sua ausência pode trazer grandes incômodos na penetração", explica Carolina Ambrogini.

Essas glândulas de Skene são também conhecidas como próstata feminina. Elas são resquícios da formação fetal. Quando o feto está se formando, meninos e meninas desenvolvem-se da mesma forma. Depois de um tempo é que se desenvolvem órgãos específicos para cada sexo. No caso dos homens, forma-se a próstata, e nas mulheres, as glândulas de Skene
Será que é urina?

Outra dúvida frequente surge quando algumas mulheres confundem o produto da ejaculação com a urina, uma vez que a sensação que antecede a essa ejaculação é parecida com a vontade de urinar. "É importante saber diferenciar o líquido que sai pela uretra na ejaculação, da urina. Em geral, esse líquido é incolor e inodoro, bem diferente do xixi e sai em menor quantidade."

A atenção é importante, pois pessoas que tem problemas na bexiga, tais como bexiga hiperativa e incontinência urinária, podem urinar na hora do orgasmo, por conta da contração de diversos músculos. Nesse caso, é importante buscar um especialista.

5 comentários:

  1. achei ótimo ler essa matéria, pois eu pensava q as mulheres q ejaculavam sentiam mais praser... mais eu ficaria conformada mesmo assim pois meus orgasmos sao muito intensos...

    ResponderExcluir
  2. Minha bb também ejacula e eu adoro, me sinto realizado quando ela faz isso, me molha todo!!! Da primeira vez que aconteceu achei que ela tinha feito xixi, mais procurando me entera do assunto descobri que ela me completo com este presente, e posso afirmar que é o Maximo do prazer....

    ResponderExcluir
  3. Homem
    Sempre achei isso o máximo desde infância,
    hoje em dia casado vejo que é uma pena a minha esposa
    não ejacular assim...
    é possível que qualquer mulher ejacule no orgasmo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Há muitos estudos sobre isso e debates também. Alguns dizem que se a mulher não soltar o líquido é porque não sentiu orgasmo; já outros dizem que nem todas as mulheres tem glândulas parauretrai que são responsáveis pela liberação do líquido; ou se nascem não conseguem liberar... Pois bem, conversando com muitas mulheres sobre isso, principalmente àquelas que já chegaram no orgasmo sem soltar esse líquido espesso, cheguei a conclusão que não é porque não ejaculam que elas não tem prazer. Tem sim!

      Excluir