quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Uma Palavra sobre sexo seguro

UMA PALAVRA SOBRE SEXO SEGURO

É terrível, eu sei, mas os dias de sexo completamente livre de preocupações chegaram ao fim. Embora algumas doenças sexualmente transmissíveis possam ser curadas há várias outras que continuam sem cura, como, por exemplo, herpes genital e Aids. Assim, no mundo de hoje, ser uma grande amante significa assumir a responsabilidade de proteger a si mesma e a seu companheiro.


Embora a abstinência seja uma forma de se proteger, certamente não é uma solução prazerosa e tampouco necessária. Se você e seu parceiro fizeram sexo apenas um com o outro pelo menos durante os últimos dez anos, (e você tem absoluta certeza disso) se nenhum dos dois usa drogas intravenosas ou sofreu transfusão de sangue contaminado, você pode dispensar a camisinha, mas quem se encaixa nesse grupo? Quem colocaria a mão no fogo dessa forma?



Dizer isso não é agradável, mas preciso ser sincera: escapulidas sexuais acontecem na vida de muitos casais – e isso não significa que o amor acabou ou que o outro quer se separar, se bem que eu penso que se há traição, não há mais amor e nem respeito, mas vamos ser modernas rsrsrs.



Seu parceiro pode ter tido uma relação eventual com outra pessoa sem se proteger, mas jamais lhe dirá isso. Por essas e outras que eu repito: camisinha, sempre!





Há outro ponto a ser discutido a respeito de sexo seguro. Mulheres podem ser atropeladas pela própria carência e se mostrarem ansiosas ou extremamente submissas na hora do sexo. Creia: isso, além de não ser nada saudável, não é atraente para um homem.



Não se acanhe em dizer algo do tipo: “Não somos mais crianças e sabemos dos riscos do sexo sem proteção. Eu me preocupo com isso e tenho certeza de que você também. Quero que nos sintamos à vontade um com o outro, portanto por que não conversamos sobre isso?” Mas lembre-se conversa nenhuma vale tanto quanto um exame de sangue constantemente atualizado. Asssim, seja qual for a situação do seu relacionamento, mais uma vez o lembrete: use sempre camisinha!






Caso você prefira selar um compromisso de fidelidade (que sempre pode ser rompido sem que você saiba) e fazer um exame de sngue completo, saiba que no caso do HIV, por exemplo, existe um espaço de tempo de pelo menos três meses entre contrair o vírus e ele ser detectado, o que daria um falso-negativo como resultado. É preciso repetir qual a solução ideal? Eu repito: camisinha!





Torne a camisinha parte de seu ritual de amor, sem ter vergonha ou medo.
Isso pode parecer frio e ou até mesmo constrangedor, mas isso é ser adulto e responsável.

Todas as doenças sexualmente transmissíveis são invisíveis; você não pode olhar para o corpo de um homem, examiná-lo minuciosamente e garantir que ele não tem herpes, HPV ou que não é soro positivo. Embora haja doenças que causam lesões visíveis na maior parte do tempo apenas o vírus está lá, oculto dos nossos olhos. Nem o herpes nem a AIDS têm cura, e esta última é uma doença fatal.
É fácil perceber se seu parceiro tem lesões ativas de herpes; elas começam como uma pequena área avermelhada e então se transformam em grupos de pequenas bolhas brancas. No entanto, é impossível determinar se seu parceiro é portador do HIV, sem os testes apropriados. Talvez nem ele mesmo saiba. Mas se ele tem uma vida sexual ativa ou se faz uso de drogas intravenosas o risco é muito maior. Existem muitos livros excelentes que podem lhe dar os fatos básicos sobre doenças sexualmente transmissíveis e como se proteger contra elas, e eu recomendo que você compre pelo menos um e se informe. Leia-o. De posse dos fatos, você estará apta a tomar decisões bem informadas e inteligentes sobre suas atividades sexuais, e determinar que precauções devem ser tomadas. Faça desta uma das maneiras de você e seu amante se conhecerem e cuidarem um do outro. Seja esperta. Mantenha-se firme. Não faça nada que você não queira ou que saiba ser arriscado apenas porque seu parceiro insistiu. Insitir, em qualquer situação, é uma forma de desrespeito. Tenha certeza. Depois, vá em frente e se divirta. Fazer amor com um homem com quem você se sente à vontade e segura, que se preocupa com seu bem estar e com sua segurança é o maior afrodisíaco de todos.




Camisinha masculina



Os preservativos de látex (camisinhas) são a forma mais eficaz de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Portanto, devem ser parte integrante da sua rotina sexual.



Muitos preservativos são pré-lubrificados, alguns contém espermicida, mas provavelmente você irá querer usar os não-lubrificados para a prática de sejo oral com seu parceiro. É isso ai menina, sejo oral também precisa de proteção, se sua boca ou gengiva tiver alguma ferida ou corte o vírus pode utilizar essa entrada como caminho para seu organismo, e sexo, oral também precisa de cuidados e de segurança.




Para garantir a segurança, é importante que o preservativo em questão seja de qualidade, e que não tenha ultrapassado o prazo de vencimento. Além disso, nunca deve ser utilizada vaselina ou outro tipo de óleo para lubrificação: prefira camisinhas que já contenham substâncias especiais para este fim, ou adquira lubrificantes especiais, à base de água, como é o caso do K.Y.

Tanto você, como seu parceiro devem aprender a usar o preservativo adequadamente. Essa é uma responsabilidade que cabe aos dois; portanto, você não só pode como deve carregar camisinhas na bolsa – e saber utilizá-las. Então vamos lá...





Passo a passo:


Importante: Nunca utilizar tesoura, dentes ou outros métodos alternativos, uma vez que podem rasgar o preservativo, inutilizando-o.



Lembre-se: que para colocar a camisinha o pênis deve estar ereto (duro).


A camisinha masculina deve ser colocada antes de ter qualquer contato do pênis com a vagina, o ânus ou a boca.


Essa é a embalagem da camisinha masculina, antes de abrí-la é importante estar prestar atenção, em três detalhes:







Abra a embalagem com cuidado - nunca com os dentes, tesoura ou as unhas - para não furar a camisinha, a embalagem já vem picotada nas laterais para facilitar sua abertura. Coloque a camisinha somente quando o pênis estiver ereto.




A camisinha possui lado certo para desenrolar, para saber qual é o correto, basta tentar desenrolar, se não der ou for muito complicado, vire a pontinha para o outro lado.


Depois de retirá-la da embalagem, olhar o lado certo, aperte a pontinha (o reservatório), dando uma leve torcidinha para evitar que fique com ar, porque esta pontinha é o lugar onde deve ficar o esperma e, se ficar com ar, ela pode estourar com mais facilidade. Desenrole a camisinha até a base do pênis. Só use lubrificantes à base de água, evite vaselina e outros lubrificantes à base de óleo.




A camisinha deve cobrir todo o pênis, seu anel deve ir até a base dele. Depois de desenrolar até a base, evite ficar passando a mão, pois, isto pode retirar o lubrificante da camisinha, possibilitando que a camisinha estoure com mais facilidade. Agora está tudo pronto para se ter uma relação sexual protegida.



Após a ejaculação, retire a camisinha com o pênis ainda duro, fechando com a mão a abertura para evitar que o esperma vaze da camisinha. Dê um nó no meio da camisinha e jogue-a no lixo. Nunca use a camisinha mais de uma vez. Usar a camisinha duas vezes não previne contra doenças e gravidez.




Qual a sua eficácia?

A taxa de falha varia de 3 a 14%, ou seja, de cada 100 (cem) mulheres que mantêm relações sexuais com seus parceiros usando a camisinha masculina durante o período de 1 (um) ano, de 3 (três) a 14 (quatorze) mulheres, podem vir a engravidar.


Quais são os efeitos colaterais?

Algumas pessoas podem ser alérgicas ao látex ou ao lubrificante, podendo causar coceira e/ou vermelhidão.


Quais são os benefícios para a saúde de homem?

Ela oferece DUPLA PROTEÇÃO, prevenindo tanto as DST/HIV-Aids como uma gravidez não planejada.





Camisinha feminina



 Foto de uma camisinha feminina.




Dizer que o seu parceiro esqueceu a camisinha e correr o risco de contrair uma DST, não é mais desculpa para deixar de se proteger. Com a camisinha feminina as meninas podem tomar a iniciativa, sem depender do humor do seu parceiro, evitando riscos de gravidez indesejada, DSTs e principalmente Aids.


Lançado no Brasil em dezembro 1997, o Reality é fabricado na Inglaterra. Diferente da camisinha masculina, a versão feminina pode ser colocada até 8 horas antes da relação sexual e não precisa ser retirada imediatamente depois que o homem ejacula. Isso acaba com o famoso "corta-clima" na hora da colocação.

A camisinha feminina é uma "bolsa" feita de um plástico macio, o poliuretano, que é um material mais fino que o látex do preservativo masculino. Essa bolsa recebe o líquido que o homem libera na relação sexual, impedindo o contato direto dos espermatozóides com o canal vaginal e com o colo do útero da mulher, evitando assim a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, a transmissão do HIV, e prevenindo a gravidez não planejada. O poliuretano é hipoalergênico (causa pouca alergia), sendo a salvação das meninas (cerca de 1%) que têm alergia à borracha. O plástico também é mais fino. O material não tem odor, acabando com o cheiro característico que exala da camisinha tradicional.


A bolsa tem 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro, sendo, portanto, bem mais larga que o preservativo masculino. Tem, porém, maior lubrificação. Na extremidade fechada existe um anel flexível e móvel que serve de guia para a colocação da camisinha no fundo da vagina. A borda do outro extremo termina em outro anel flexível, que vai cobrir a vulva (parte externa da vagina).

É preciso aprender a colocar a camisinha feminina. Pode ser um pouco complicado no começo, mas é questão de prática. Por isso, é recomendado que a mulher experimente o preservativo antes da relação sexual. Siga as instruções e observe o desenho que vem na caixa.

Colocar a camisinha também pode dar uma apimentada no sexo. Incluir o "ritual" nas preliminares pode ser uma brincadeira bastante prazerosa. As meninas podem usar o Reality quando estiverem menstruadas. A única restrição é não colocar a camisinha muito tempo antes de transar.

Alguns homens acham a camisinha feminina mais confortável. Como o seu diâmetro é bem maior, ela não aperta o pênis. Apesar de vir num só tamanho, ela se ajusta na vagina de qualquer mulher.

Enquanto você não se acostumar com a novidade, usar a camisinha feminina pode ser um pouco complicado. Além de ser mais difícil colocá-la, algumas coisinhas durante a transa podem atrapalhar a curtição. Primeiro, é preciso ter certeza que o pênis está entrando na camisinha, e não escapando pelo lado de fora da camisinha, a famosa mãozinha rsrsrs

Outra inconveniência é um barulho desagradável. Ele só acontece quando não há lubrificação suficiente. Isso é fácil de ser resolvido. É só passar mais lubrificante no pênis ou na camisinha e continuar a relação.

O Reality é descartável, só serve para uma transa. Uma notícia boa, principalmente para as meninas, é que a transa não precisa acabar quando o parceiro ejacula. Depois do orgasmo ele pode continuar, sem ter que tirar o preservativo. O único cuidado é que a menina permaneça deitada para que o sêmen não escorra. Na hora que tudo estiver encerrado, a camisinha deve ser torcida e retirada estando você ainda deitada. Simples, não?


Passo a passo:


Importante: Nunca utilizar tesoura, dentes ou outros métodos alternativos, uma vez que podem rasgar a camisinha feminina, inutilizando-a.




Encontre uma posição confortável para você - pode ser em pé com um dos pés em cima de uma cadeira, sentada com os joelhos afastados, agachada ou deitada;


Segure a camisinha com o anel externo pendurado para baixo;



Segure a argola menor com o polegar e o indicador. Crédito imagem: Ministério da Saúde



Aperte o anel interno e introduza na vagina;

Aperte a argola e introduza na vagina com o dedo indicador. Crédito imagem: Ministério da Saúde

Com o dedo indicador, empurre a camisinha o mais fundo possível (a camisinha deve cobrir o colo do útero);


Empurre-a com o dedo indicador. Crédito imagem: Ministério da Saúde

O anel externo deve ficar uns 3 cm para fora da vagina - não estranhe, pois essa parte que fica para fora serve para aumentar a proteção (durante a penetração, pênis e vagina se alargam e então a camisinha se ajusta melhor);

Até que você e o seu parceiro tenham segurança, guie o pênis dele com a sua mão para dentro da sua vagina.

A argola maior fica para fora da vagina, isso aumenta a proteção. Crédito imagem: Ministério da Saúde

Obs.: com o vaivém do pênis, é normal que a camisinha se movimente. Se você sentir que o anel externo está sendo puxado para dentro, segure-o ou coloque mais lubrificante.


Uma vez terminada a relação, retire a camisinha apertando o anel externo; torça a extremidade externa da bolsa para garantir a manutenção do esperma no interior da camisinha; puxe-a para fora delicadamente, e jogue-a no lixo.



Qual a sua eficácia?

A taxa de falha varia de 5 a 21%, ou seja, de cada 100 (cem) mulheres, que usam a camisinha feminina durante o período de 1 (um) ano, de 5 (cinco) a 21 (vinte e um) podem engravidar.


Quais são os efeitos colaterais?

Algumas pessoas podem apresentar alergia ao lubrificante, podendo causar coceira e/ou vermelhidão.

Quais são os benefícios para a saúde da mulher?

Ela oferece dupla proteção, prevenindo tanto as DST/HIV-Aids como uma gravidez não planejada.

Diminui a incidência de: complicações causadas pelas DST, como infecção no aparelho sexual, dor na parte baixa da barriga, possivelmente câncer de colo uterino e infertilidade nos homens e mulheres.




Esse site é muito legal e tem dicas muito importantes, dê uma passadinha por lá e veja como se prevenir e como fazer sexo seguro... eu recomendo, camisinha, sempre!!! http://www.pca.org.br/prevencao_da_aids.php


Imagens e ilustrações abaixo foram adaptados e extraídos do site do Programa Nacional de DSTs e Aids - www.aids.gov.br, do Ministério da Saúde, e do site http://www.adolescencia.org.br.

Saiba que:

"A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. Sexualidade não é sinônimo de coito (relação sexual) e não se limita à ocorrência ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e portanto a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada um direito humano básico."

Use com inteligência e com muita sensualidade as dicas acima... assim o sexo será sempre MARAVILHOSO!!!

Ahhh e repito... CAMISINHA, SEMPRE!!!

Beijos picantes da DAMA DO LAGO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário